sexta-feira, 20 de maio de 2011

15-M ganha o mundo

Mídias sociais foram o caminho encontrado pelos revoltosos para conquistar apoio

André de Virgiliis

MADRI. Londres, Paris e Lisboa já apoiavam as manifestações na Espanha desde quarta-feira. Mas ontem o movimento se estendeu a outros países. As convocações foram feitas pelas redes sociais e convidam todos a organizar protestos pacíficos em apoio às reivindicações dos espanhóis.

Itália, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Colômbia, Argentina, Escócia, França Suécia, México, Nicarágua, Uruguai, República Checa, Portugal, Camboja, Marrocos, Romênia, Noruega, Polônia, Áustria e até o Brasil são os países com manifestações agendadas até o momento. A maioria dos protestos conta com presença de espanhóis e estrangeiros e acontece entre hoje e amanhã próximo a embaixadas espanholas.

A expansão do movimento ocorreu graças ao sucesso do assunto nas redes sociais. Vídeos, fotos e informações em tempo real inundam os tweets espanhóis, que agoram ganham atenção internacional.


Mais uma das fotos populares nas redes sociais dos manifestantes

A mídia convencional também abordou o tema. Os americanos The Washington Post e The New York Times, os franceses Le Monde e Libération, e o italiano Corriere della Sera publicaram matérias sobre o Movimento dos Indignados. No Brasil, o assunto ainda não ganhou as matérias

No site tomalaplaza.net, é possível acompanhar mais de perto a evolução do 15-M. No grupo Flickr Spanish Revolution, os usuários partilham fotos do acampamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário