domingo, 15 de maio de 2011

Domingo é marcado por manifestações em todo a Espanha

Estudantes, trabalhadores e aposentados foram às ruas para protestar contra o governo uma semana antes das eleições regionais

André de Virgiliis e Fabien Ghestem

MADRI. O feriado de San Isidro foi celebrado de maneira diferente por alguns espanhóis. Na tarde deste domingo, milhares de pessoas atenderam às convocações feitas no Facebook e tomaram as ruas da Espanha. A intenção era protestar contra as medidas tomadas pelo governo para contornar a crise econômica. Até o momento contabiliza-se que 52 cidades participaram das manifestações que, na maior parte do país, correram de forma pacífica. Na capital, entretanto, houve violência para conter os ânimos de alguns revoltosos. De acordo com as contas da polícia madrilena, 16 pessoas foram presas e duas sofreram ferimentos. Quem estava ali, no entanto, pode ver que o número de feridos foi bem maior. A manifestação foi organizada pelo grupo Democracia Real Ya.

Os manifestantes, que pediam à população que votasse nulo, se concentraram na Plaza de Callao (vide mapa) com as mãos para o alto enquanto gritavam “Essas são nossas armas!”. Apesar do grande número, não puderam furar o bloqueio dos agentes da Unidade de Intervenção Policial – mais conhecidos como antidistúrbios – que tentavam evitar que o protesto alcançasse a Gran Vía, uma das avenidas mais importantes da cidade.

Cercados, os revoltosos fugiram em direção à Puerta del Sol – um dos maiores pontos turísticos de Madri –, ateando fogo em latões de lixo e montando obstáculos para evitar a evolução dos policiais. No caminho, protestantes que se descolaram da massa acabaram sendo covardemente agredidos e alguns presos.


Policiais se organizam para novo confronto

Já na Puerta del Sol os manifestantes se reorganizaram e ganharam força. Os policiais não hesitaram em usar seus morteiros, escudos e porretes para conter os mais exaltados. Uma parte do grupo de revoltosos entrou em novo confronto com a polícia e teve que fugir pela Calle del Correo, em direção a região de Tirso de Molina. Durante a fuga, os enfrentamentos se tornaram mais violentos. Estudantes e trabalhadores, mais uma vez, montaram barricadas com metais e fogo para impedir a passagem dos carros que traziam os policiais. Nesse caminho várias pessoas foram agredidas mas acabaram fugindo sem pedir socorro, o que pode ter ocasionado o equívoco nas informações oficiais até o momento.

Depois de alguns minutos de muita correria e explosões, a polícia conseguiu dispersar os manifestantes. Os que restaram, se organizaram na Praça del Sol e puderam festejar ao ver a maior parte das forças policiais deixarem o lugar.


Sentados, estudantes ironizam as autoridades: “Logo dirão que somos cinco ou seis”


Compacto com cenas dos confrontos e entrevistas.


1 – Plaza de Callao; 2 – Gran Vía; 3 – Puerta del Sol; 4 – Calle del Correo.

Agradecimentos: Inacio Martinelli e Rita Correia

9 comentários:

André de Virgiliis disse...

Em breve, vídeos e entrevistas.

Cristiane disse...

Poxa, não é que você aprendeu a fazer lide direitinho? Perfeito! Aliás, a matéria toda está muito profissional. Parabéns.

Luciano Pádua disse...

Excelente, Andre!
Depois coloca os videos, to esperando!

abração

Unknown disse...

André,
Parabéns pela presença de espírito e pelo senso de oportunidade de colocar seu talento em prática com mais um texto muito bem escrito.
Estou orgulhosa ! Bjs

Lucas Djahjah disse...

Mt bom!

Unknown disse...

André,
gostei muito do texto. Este tem bossa jornalística e está conciso. Bom treinamento para o futuro. Quem fala é leitor diário de jornal desde os treze anos de idade. Assim... Parabéns!
Abç do José Carlos

Erick disse...

Muito bom, parabéns! Façam outras matérias quando puderem.

Thaís disse...

Bacana, meninos!

Altermundo disse...

André, o feriado de San Isidro só é em Madrid

Postar um comentário