sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

crônica copa campus: ecca x caelt

Caelt x ECCA. Domingo, 14 de setembro de 2008
Colégio Batista, Tijuca.

Caelt não suporta o forte futebol do ECCA e é goleado
Chuva de gols em dia de sol escaldante no Batista

André de Virgiliis

Foi sob um sol bem ao estilo Rio 40º que ECCA – vestindo azul – e Caelt – de uniforme preto e amarelo – entraram em campo para se enfrentar, às 13 h. Foi um dos jogos de abertura da segunda rodada da segunda fase da Copa Campus, tendo ao fundo a disputa entre Galáticos do IFCS e GigaOhms.

No início do primeiro tempo o ECCA mostrou que viria forte e se lançou imediatamente ao ataque, eles mantinham o jogo dominado mas não apresentavam perigo ao gol adversário. Mas aos seis minutos isso mudou, após bola rebatida pela defesa André France completou com facilidade para o gol, 1 a 0. No minuto seguinte o Caelt respondeu, Bruno Monteiro entrou sozinho pela esquerda mas o goleiro Ricardo di Lucia saiu bem do gol e fez grande defesa. Na marca dos oito um lance bizarro, Luiz Novis chutou forte e a bola ia entrando quando encontrou a cabeça de André France, mas no rebote Gabriel Miquelino ampliou, 2 a 0. A essa altura o ECCA estava mais bem organizado em campo e chegava com facilidade ao gol adversário mas pecava nas finalizações. O Caelt reagiu e precisou de apenas dois minutos para empatar. Aos 10, Gustavo Onofre arriscou de longe e a bola sobrou dentro da área para Teodoro Queiroz que soltou a bomba no ângulo, sem chance para o goleiro. Logo em seguida, novamente Gustavo entrou pela esquerda e chutou cruzado, a bola saiu fraca mas Vinícius Tomas fez o corta-luz, tirando o goleiro da jogada, o jogo estava empatado em 2 a 2.

A partir daí o Caelt cresceu no jogo e parecia que ia mantê-lo equilibrado mas o time de azul resolveu acordar, novamente, para a partida. Aos 13 minutos, Luiz Novis entrou sozinho pela esquerda e chutou cruzado, 3 a 2. Dois minutos depois, a zaga tentou a ligação direta, com sucesso, André France recebeu no meio dos zagueiros do Caelt e marcou com categoria, deslocando o goleiro, 4 a 2. Quando o relógio marcava 17 minutos o goleiro Ricardo lançou a bola direto para o ataque, Luiz Novis desviou de cabeça pro fundo das redes, era o quinto do time de engenharia de controle a automação. Aos 19, o último suspiro do Caelt, Luiz Felipe entrou pela esquerda e bateu cruzado, a bola explodiu na trave. Um minuto depois o árbitro apitava o fim do primeiro tempo.

O ECCA, mais organizado em campo durante toda a primeira etapa, parecia ter a partida totalmente sob controle. Em dois lances, porém, o Caelt marcou dois gols e fez menção de crescer na partida. O time de azul respondeu com três gols em quatro minutos jogando um balde de água fria nos futuros engenheiros elétricos e eliminando qualquer chance de reação. O resultado parcial era justo.

O segundo tempo começou e ainda no primeiro minuto o ECCA marcou, o goleiro Ubaldo Rios salvou chute forte de Guilherme Cesário mas no rebote o matador André France conferiu, 6 a 2. No lance seguinte o Caelt perdeu boa oportunidade em falta pela direita, após bola rolada Eduardo Silva mandou por cima. E aos três minutos, Bruno Monteiro perdeu grande chance chutando de dentro da área. O goleiro repôs a bola e André France carregou pela direita até a linha de fundo, deu um corte seco no zagueiro e cruzou para Guilherme Cesário marcar, 7 a 2. Um minuto depois, o mesmo Guilherme Cesário cruzou e Fabio de Azeredo entrou sozinho pra completar quase em cima da linha, era o oitavo do ECCA. O time de azul era superior mas parecia relaxado e começava a dar espaços na defesa, Vinícius Tomaz não quis nem saber, aproveitou lançamento despretensioso e completou para o gol, 8 a 3. Aos nove minutos, Guilherme Xavier chutou de longe e o goleiro Ubaldo nem tentou a defesa, o time do Caelt parecia ter se entregado ao bom futebol do ECCA e ao impiedoso sol, 9 a 3. Aos 11, Vinícius Tomaz entrou pela direita e chutou forte, o goleiro salvou com o pé, foi o último lance de perigo do Caelt. Três minutos mais tarde, André France bateu escanteio, o ótimo zagueiro Daniel Vaz se antecipou e mandou de letra, encobrindo o goleiro. Sensacional, golaço, 10 a 3. Na marca dos 15, André France bateu falta com violência no canto esquerdo do goleiro, sem chances, 11 a 3. Para pregar o caixão do Caelt, aos 17 minutos o time do ECCA fez linda jogada, após triangulação no ataque André France, sempre ele, fez seu quinto gol na partida e o décimo segundo de seu time. Placar final, 12 a 3.

O Caelt não respirou no segundo tempo, a não ser nos momentos em que ia buscar a bola no fundo de seu gol. O ECCA foi superior durante toda a segunda etapa e mereceu o resultado. Destaque para o atacante André France que marcou cinco vezes e é o artilheiro da Copa e para o zagueiro Daniel Vaz, que coroou seu futebol inteligente com um gol de craque.

Na próxima rodada o ECCA, já classificado para a fase seguinte, enfrenta o Galáticos do IFCS, também classificado, para decidir quem fica com a liderança do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário