sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

a cor no cinema

A cor entra em Cena
André de Virgiliis

Aos mais novos pode parecer que cinema e cor se relacionam desde os primórdios. E, de fato, é verdade mas não do modo que conhecemos hoje. Em suas origens o cinema foi logo apresentado à colorização, processo que consistia em colorir, à mão, os fotogramas, um a um. Os filmes que adotavam esse processo eram colorizados. Diferiam, assim, dos coloridos que captavam as cores pelo processo fotográfico.

Tomas Edison, importantíssimo no cinema das origens com invenções como o cinetógrafo, o cinetoscópio, o cinefone e o vitascópio, experimentou o processo de colorização em seus filmes. No entanto, decidiu abandoná-lo por ser demasiado caro. O fato de utilizar grande quantidade de mão-de-obra contribuía sensivelmente para isso.

Haviam algumas técnicas diferentes de se colorizar um filme. Em comum, elas tinham a característica de serem artesanais, lentas e extremamente caras, além de apresentarem um resultado pobre em qualidade, com cores visivelmente artificiais. Um exemplo de filme colorizado é The Great Train Robbery (1903) de Edwin Porter.

Na tentativa de produzir filmes realmente coloridos alguns processos de cinematografia a cores foram desenvolvidos e patenteados na Europa e nos EUA. Kinemacolor, Chronochrome, UFAcolor, Prizma, Multicolor, Magnicolor, Cinecolor e Sennett Color são exemplos desses processos. Apesar de muitos acreditarem que o Kinemacolor foi o primeiro êxito no processo de coloração, as tentativas mais bem sucedidas foram desenvolvidas nos EUA, a partir de 1915, pela Technicolor.

O primeiro sistema desenvolvido pela empresa utilizava uma câmara que filtrava as ondas de luz verde e vermelha que eram impressas separadamente em duas películas. Durante a exibição, um projetor especial corria as duas películas simultaneamente e projectava as imagens no ecrã. Os resultados ainda não eram satisfatórios, as cores não eram tão naturais quanto se esperava. A pele tinha uma reprodução de cor boa mas o céu e o mar acabavam por apresentar tons de cinza, e não o azul. E os custos eram ainda, muito elevados. Esse sistema foi abandona, mas teve tempo para se eternizar em Gulf Between, 1917 – primeiro filme a utilizar esse processo –, The Black Pirate, 1926 foi seu maior sucesso de bilheteria.

Na década de 30 a Technicolor evoluiu seu produto e apresentou o primeiro processo realmente industrial de cor no cinema. O Technicolor Tripack, ou Technicolor de três películas. O novo sistema funcionava de maneira similar ao anterior mas usava três películas ao invés de duas. Era uma mudança que trazia evolução significativa na qualidade. Pelo fato do Technicolor ter baixa sensibilidade, 8 ASA*, era usada muita luz para a captação, o que resultava em imagens bem contrastadas.

Nessa época muitos produtores já acreditavam que a introdução da cor pudesse chamar demais a atenção do espectador, ofuscando o enredo e a interpretação dos atores. A Technicolor precisava contornar essa situação. A empresa, então, contratou Nathalie Kalmus, mulher do inventor do processo de coloração, que se encarregaria de designar uma paleta de cores específica para cada roteiro. Os diretores de fotografia e de arte eram também indicados e chancelados pela empresa.

O projeto continuou e em 1934, a Pioneer Pictures Corporation, cujos donos eram também os principais investidores da Technicolor, produziu o curta-metragem La Cucaracha com direção de Lloyd Corrigan. Foi o primeiro filme colorido com o novo sistema e custou quatro vezes mais do que a média da época para uma produção em preto e branco. Era o primeiro passo do sucesso do Technicolor de três películas.

Em 1935, Becky Sharp, do diretor Rouben Mamoulian trazia em seu trailer imagens em preto e branco que se tornavam coloridas, além de cartazes anunciando o primeiro longa-metragem colorido pela nova técnica (Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=a-P_Ira6kgE). Era o sinal de uma verdadeira revolução que tomava forma com a real possibilidade da massificação dos filmes coloridos.

Foram, então, revisitados os debates sobre a forma de utilizar a cor, agora no cinema. Questões já abordadas nas artes visuais em geral voltaram à cena. Nathalie Kalmus, depois de já ter atuado como consultora de cor em mais de 300 produções, publicou um artigo de título “Consciência da Cor” que definia regras básicas no seu uso. Essas regras iriam determinar a estética hollywoodiana pelas próximas três décadas.

Em resumo, essas regras diziam que cores quentes (vermelhos, alaranjados e amarelos) despertavam sensações de excitação, atividade e calor. Já as cores frias (verdes, azuis e roxos) evocavam repouso, tranquilidade e frieza. Até aí, nenhuma novidade. A segunda regra determinava que era mais pertinente o uso de uma paleta natural e suave que seria mais agradável aos olhos. "Uma superabundância de cores não é natural e tem um efeito desagradável não apenas para os olhos, mas também sobre a mente" recomendava Nathalie Kalmus, "Um uso judicioso dos tons neutros como fundo para emprestar força e interesse aos toques de cor na cena". Na terceira, dizia que o fundo e os personagens não importantes à trama deveriam ser apresentados em cores neutras e as cores mais saturadas e os contrastes cromáticos mais acentuados sempre estariam associados aos personagens principais. A última regra visava evitar as justaposições que gerassem contraste acentuado, pois isso poderia tirar a atenção do espectador.

Fica claro que essa consultoria feita pela Technicolor visava restringir o uso da cor e não incentivava experimentações ou a criatividade. Alguns cineastas, porém, conseguiram driblar essas regras. George Folsey, Charles Rosher e Oswald Morris são alguns exemplos, apresentando resultados surpreendentes e inovadores em suas produções.

No entanto, foi a partir do início dos anos 40 com o Agfacolor e depois em 1952 com Eastmancolor que o uso da cor ganhou liberdade e expressividade.

No entanto, o uso da cor no cinema não deixou, jamais, de ser alvo de controvérsias. Em entrevista concedida em 1966, Andrei Tarkovsky dizia: "No momento eu creio que o filme colorido não é nada mais do que um truque comercial. Não conheço nenhum filme que tenha usado bem a cor. Em qualquer filme colorido, a sensação da cor se sobrepõe à percepção dos eventos. Na vida real nos raramente prestamos atenção à cor. Quando observamos alguma coisa acontecendo não nos damos conta da cor. O filme branco e preto cria imediatamente a impressão que a sua atenção está concentrada no que é mais importante. Na tela a cor se impõe por si mesma ao espectador enquanto na vida real isso acontece apenas em alguns momentos especiais logo não está certo que o publico fique o tempo inteiro consciente das cores.". Tarkovsky, ironicamente, aderiu ao uso cor pouco tempo depois da entrevista.

O surgimento de técnicas de captação e edição digitais na última década trouxeram novas possibilidades nunca antes imaginadas. Tanto nos filmes capturados direto no suporte digital, quanto nos ainda captados em película para posterior digitalização a imagem cinematográfica nesse novo formato permite manipulações quase ilimitadas. Muitas vezes o tratamento digital dessas imagens traz mudanças que o espectador não chega a perceber mas que fazem significativa diferença na percepção das imagens.

Com a manipulação da cor e do contraste em um filme podemos nos aproximar ou distanciar de um enfoque mais próximo da fantasia. Podemos dar realismo intenso ou fugir dele, indo de encontro à imagem caricatural. Podemos o que formos capazes de imaginar. E com a inovação constante de software e hardware a manipulação de cor tem seus limites de manipulação aumentados continuamente. Cabe aos diretores de arte e fotografia estarem a par dessa evolução para que se faça proveito das novas tecnologias disponíveis no mercado.

Notas:

* ASA ou ISO, (como é internacionalmente conhecido) mede a sensibilidade do filme à luz. Quanto maior o índice ASA, mais sensível à luz é o filme. Quanto mais sensível o filme, menor a quantidade de luz necessária para registrar uma cena.


Bibliografia:

Wikipédia, www.wikipedia.org
As histórias da História do Cinema, www.chambel.net
Jornal Express, www.jornalexpress.com.br
Associação Brasileira de Cinematografia, www.abcine.org.br
Youtube, www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário