Ao contrário do esperado, participação no processo eleitoral tem aumento
André de Virgiliis
MADRI. A principal praça da capital espanhola permanece tomada pela massa que decidiu não deixar o local na noite de hoje, como previsto. Depois de mais uma assembléia, os manifestantes anunciaram que ficarão na Puerta del Sol, no mínimo, até o próximo domingo, quando definirão o destino do movimento. Enquanto isso, de acordo com pesquisas boca de urna, o PSOE (Partido Socialista) se prepara para uma noite de resultados decepcionantes em todo o país.
Muito se falou durante a semana sobre um movimento de boicote às eleições no país. Não foi o que aconteceu. Entre os TT’s (assuntos mais comentados no Twitter) da Espanha, apareceu hoje a tag “#yovoto” (eu voto), referência à importância de um voto consciente para alcançar uma democracia real, reivindicação chefe dos manifestantes.
Após fechamento das urnas, manifestantes continuam acampados na Puerta del Sol
Na concentração do 15-M, a jornada correu sem incidentes. Debaixo de um forte sol, crianças e adultos se divertiram em mais um dia repleto de atividades lúdicas. Como prometido, não se viu nenhum tipo de referência a partidos e/ou políticos e o movimento não atrapalhou em nada o processo eleitoral.
Vídeo com cenas dos confrontos do último domingo e entrevistas com manifestantes
Dados oficiais mostram que houve um aumento de participação em relação às eleições municipais de 2007. Até agora não se calculou exatamente o índice desse crescimento. As pesquisas boca de urna anunciam uma vitória do PP (Partido Popular) pelo país afora. Até mesmo Barcelona, governada pelos socialistas há 32 anos, deve mudar de mãos.
AO VIVO: Veja o movimento na Puerta del Sol, coração do 15-M
Nenhum comentário:
Postar um comentário