sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

crônica: flu x são paulo

Fluminense 3 x 1 São Paulo – 06/08/08 – 18ª Rodada
Rio, 06 de Agosto de 2008

Flu volta a mostrar vontade e a alcança vitória
Torcida apóia o time durante todo o jogo e Renato respira

André de Virgiliis

Os poucos torcedores cariocas que foram ao Maracanã hoje não se arrependeram e viram mais um sucesso do Fluminense sobre o São Paulo por 3 a 1, lembrando o histórico jogo válido pelas quartas de final da Libertadores que terminou com o mesmo placar. Foi um jogo equilibrado do início ao fim, sem grandes domínios de uma parte ou outra. No fim das contas o protesto da torcida carioca que simulou o enterro do time instantes antes do apito inicial teve repercussão em campo. O Flu mostrou a garra que os tricolores cobravam, o que acabou sendo determinante para a vitória em uma partida tão parelha.

O jogo começou bem movimentado com o São Paulo tocando bem a bola. Logo aos quatro minutos os paulistas se lançaram pela primeira vez ao ataque, após troca de passes Zé Luis entrou na área pela direita mas Fernando Henrique chegou abafando antes que ele pudesse alcançar a bola. O equilíbrio, que se manteria até o fim, já era evidente embora os paulistas imprimissem mais velocidade nos passes. O jogo era aberto, ambas as equipes adotavam a marcação em meio campo e saíam rápido nos contra-ataques. Aos 20 minutos o primeiro chute a gol, Hugo arrisca de longe, a bola sai rasteira e FH faz defesa segura em seu canto direito. Sete minutos depois foi a vez de Éder Luís que acertou um forte chute de fora da área após toque de calcanhar, dessa vez o goleiro foi obrigado a espalmar para o lado. O Fluminense respondeu rápido, aos 29 minutos Fabinho acionou Somália em profundidade que cruzou para trás, Washington dominou e chutou por cima. A essa altura, Junior Cesar e Tartá eram a principal válvula de escape do time carioca que preferia avançar pelo lado esquerdo enquanto Conca distribuía bem o jogo pelo meio. Já o tricolor paulista preferia as jogadas pelo seu lado direito com o atacante Éder Luís sempre presente. A última boa chance do São Paulo no primeiro tempo foi aos 38, Zé Luís veio de trás como elemento surpresa conduzindo a bola até André Lima que fez bem o pivô e rolou para Éder Luís que chutou desequilibrado, a bola sobrou fácil para Fernando Henrique. Foi nesse clima de igualdade que os jogadores desceram para o vestiário.

O São Paulo voltou para o jogo mais ligado e logo tomou controle da partida. Logo no primeiro minuto Éder Luís invadiu a área pela direita e chutou forte, a bola saiu com perigo. Aos três minutos o time paulista transformou a superioridade em gol, após cruzamento pela esquerda Roger cortou mal e a bola ficou viva na área, um presente para Hugo que pegou emendou de esquerda, o goleiro ainda tocou na bola que foi parar no fundo das redes, 1 a 0 para o São Paulo. O time visitante parecia que iria manter o controle a partir daí quando Conca enfiou boa bola para Romeu que foi derrubado por Éder, pênalti. Washington cobrou bem e marcou, 1 a 1. A torcida cresceu e trouxe o time junto. Aos 14, Somália foi derrubado por André Dias, Conca cobrou a falta com perigo, Rogério Ceni fez grande defesa. Aos 17, Junior Cesar mostrou oportunismo ao desarmar Hugo no meio campo, carregou até a frente, soltou para Conca que se enrolou com a bola, Tartá apareceu para consertar cruzando para Washington que, sem marcação, soltou uma bomba, sem chance para Rogério, era o segundo gol do atacante na partida, o Fluminense virava o placar. O jogo continuou aberto, mas o Flu chegava mais. Aos 20, Carlinhos cruzou, a bola sobrou pra Washington que mandou novamente por cima. Na marca dos 22 minutos os paulistas tentaram responder, Luiz Alberto fez falta em Éder Luís, levou o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Ipatinga no próximo dia 10. Rogério Ceni se apresentou para cobrança e acertou a barreira. Aí teve início a série de substituições, o São Paulo fez sua primeira aos 27 minutos, Jean entrou no lugar de Hugo que esgotou a paciência de Muricy com seus passes errados. Logo aos 29 veio a segunda, o xodó da torcida, Aloísio, entrou para a saída do apagado Joilson. Aos 30 foi a vez de Renato tirar Somália, exausto, e colocar o jovem Maicon e dois minutos depois Anderson entrou no lugar de Carlinhos com a função de trazer maior força física à defesa carioca. O Flu marcava de longe e dava espaços para os paulistas manterem a bola no campo de ataque, com a bola nos pés, porém, se mantinha perigoso. Mas não era o dia do zagueiro Éder, aos 38, Luis Alberto chutou pra frente, a jogada parecia morta quando o defensor escorregou e deixou a bola limpa para Tartá que mais uma vez cruzou para Washington marcar, aos trancos e barrancos. Era o terceiro dele na partida, oitavo no campeonato. Tartá, dono de 2 assistências e boa movimentação durante todo o jogo deu lugar a Fernando, aos 40 minutos. Aos 42, a última chance do Flu, Conca bate escanteio, Washington domina e chuta por cima pela terceira vez, dessa vez com mais perigo. Os cariocas foram para a defesa nos minutos finais mas o São Paulo não soube aproveitar. A torcida que começara o jogo fazendo o enterro do time terminou cantando “Olé”.

Em uma noite em que dois técnicos caíram ( Antonio Lopes e Cuca ) a vitória ajudou Renato a se manter tranqüilo, pelo menos até a próxima rodada. A vitória não foi o suficiente pra tirar o tricolor da zona de rebaixamento mas foi um resultado importantíssimo já que Santos, Náutico, Portuguesa e Vasco perderam. O São Paulo por sua vez ainda dorme na quarta posição mas pode ser ultrapassado pelo Vitória que enfrenta o Palmeiras amanhã às 20h30min. Na próxima rodada o tricolor paulista pega o Goiás na tentativa de retomar a sua ascensão já sabendo que não alcança o líder Grêmio nesse primeiro turno do campeonato.

Adendos:

A torcida do Fluminense deu um belo exemplo no Maracanã nessa noite de quarta. Mostrou como se protesta, nas arquibancadas e sem violência ao contrário do que se viu na manhã do mesmo dia na Gávea. E mesmo em clima de protesto apoiou o time durante os 90 minutos, que por sua vez reconheceu esse apoio e se dirigiu à torcida para agradecer ao fim do jogo.

André Lima esteve sumido o jogo todo sem incomodar a defesa carioca. Não repetiu a bela atuação contra o Vasco em que marcou dois gols em sua estréia pelo São Paulo. Melhor para o Flu que teve Washington em noite estrelada marcando três vezes.

Destaques:

Melhor do Flu: Washington – Marcou os 3 gols do Flu.

Melhor do São Paulo: Éder Luís – Esteve sempre se movimentando bem no ataque, dando trabalho à defesa tricolor. Pecou nas finalizações.

Homem da partida: Washington

Pior do Flu: Fernando Henrique – Deixou o chute de Hugo entrar e mostrou insegurança em outros lances.

Pior do São Paulo: Éder - Fez pênalti em Romeu que deu origem ao primeiro gol do Flu e escorregou no lance do terceiro gol

Pior da partida: Éder

Arbritragem: Tanto Gaciba quanto seus assistentes Roberto Braatz e Altemir Hausmann tiveram uma boa atuação, sem qualquer erro maior que influenciasse no resultado final da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário